domingo, 14 de junho de 2015

Técnicos da UFAL farão campanha para demonstrar a importância do seu trabalho para a universidade


Em todo ano em que os técnicos administrativos e professores das Universidades Federais decidem fazer greve, vemos notícias em que apenas a greve dos professores é mencionada. Em muitos casos, quando há greve somente de técnicos administrativos, para a imprensa é como se não existisse greve alguma.

Os técnicos administrativos sempre são menos visíveis e em alguns casos até invisíveis, pelo fato de que a sociedade enxerga a universidade somente em termos de professores e alunos. As pessoas não têm noção de que, para haver aulas numa universidade, é preciso que também exista uma infinidade de outros serviços administrativos, que são prestados por milhares de profissionais de dezenas de áreas de nível fundamental, médio e superior.

Por essa razão decidi iniciar uma campanha em que os servidores da universidade demonstrarão qual a importância do seu trabalho na UFAL.

A campanha seguirá o mesmo padrão de dezenas de outras que são lançadas nas redes sociais com cartazes contendo frases padronizadas sobre um determinado tema. Abaixo estão algumas fotos de campanhas realizadas nesse formato:

As duas fotos abaixo fazem parte de um conjunto de dezenas de fotos de uma campanha da ANDES (Associação Nacional dos Docentes de Universidades Federais) da greve de 2015.



As fotos abaixo são de uma campanha contra o racismo feita na UNB:



Como dá para perceber nestas duas campanhas, ambas são muito simples de serem feitas. Basta criar um padrão estético para as fotos, para que fique claro que são da mesma campanha, ter um conjunto de canetas para escrever as mensagens e alguns cartazes. Não exigem quase nenhum custo.

Pretendemos fazer uma campanha com fotos no formato de cartaz, inspirada na campanha da ANDES, com mensagens também coloridas. Porém, em vez de tirarmos foto atrás de um banner, faremos em algum local de destaque da UFAL ou nos nossos locais de trabalho.

O objetivo é mostrar, para a comunidade acadêmica e para o restante da sociedade, que o trabalho dos técnicos administrativos é indispensável para o funcionamento de uma universidade e que ela não é composta somente de professores.

Segue abaixo um esboço de um cartaz, inspirado na campanha da ANDES, referente à minha profissão e ao setor em que trabalho.

O esboço mostrado é apenas uma ideia inicial, que ainda será analisada e pode sofrer pequenas modificações. Também será feito de um modo que possa ser adaptado para outras universidades.

Cada grupo de servidores deverá construir a sua frase, seguindo o padrão definido, demonstrando como a universidade estaria sem o trabalho que eles e sua equipe realizam. 

O mesmo cartaz pode ser usado por várias pessoas que tenham correspondência com ele. As fotos serão postadas nos perfis das redes sociais dos fotografados e em vários grupos de discussão nas redes sociais.

As fotos que serão tiradas serão publicadas nas redes sociais aos poucos, conforme forem sendo tiradas. Iniciaremos nesta semana e prosseguiremos enquanto houver pessoas dispostas a participar.

Iremos nos reunir nesta segunda-feira às 9:00 na reitoria para definirmos o padrão das mensagens e criarmos os primeiros cartazes. Compareçam!

Nenhum comentário:

Postar um comentário