quarta-feira, 17 de junho de 2015

Fotos da campanha "Nem só com professores se faz uma universidade"


Nos últimos dois dias iniciamos a campanha "Nem só com professor se faz uma universidade".

Um dos objetivos é o de dar visibilidade ao trabalho dos técnicos administrativos das Universidades Federais, que são parte fundamental dessas instituições, mas que não são devidamente reconhecidos pela sociedade.

É muito comum haver uma greve numa universidade e a imprensa noticiar que há apenas uma greve de professores. Ao fazer uma busca na internet você descobre que os técnicos administrativos de lá também estão em greve, mas parte da imprensa não os enxerga.

Em outros casos, quando há greve apenas dos técnicos administrativos, parte da imprensa ignora o assunto ou afirma que não há greve na universidade, já que as aulas não pararam.

A visão da imprensa é muito pautada pela opinião pública e esta também em parte é pautada pelo trabalho da imprensa. Ambos se alimentam de uma forma muito interessante que às vezes é positiva e em outros casos bem negativa.

Hoje a maioria enxerga a universidade como uma instituição formada apenas por professores e alunos. Para eles existe um outro pessoal que trabalha lá em outras funções, mas não os vêem como tão importantes. Essa visão faz com que a comunidade acadêmica em muitos casos não dê muita importância para nossa greve. Isso alimenta essa mesma imagem fora dela, na imprensa e, consequentemente, no governo e no congresso.

Por essa razão tive a ideia dessa campanha, que tem o objetivo de mostrar à comunidade acadêmica a importância dos outros milhares de profissionais de nível fundamental, médio e superior, que atuam nela nas mais diversas atividades, que são fundamentais para garantir uma estrutura mínima, que permita que os professores possam dar aulas e os alunos as assistam.

Um segundo objetivo é fazer com que os próprios servidores reflitam sobre sua importância.

Percebi que alguns tiveram alguma dificuldade em pensar numa boa frase para demonstrar sua importância para a universidade. Ao pararem para refletir com calma, chegaram a uma boa frase, fizeram o cartaz e o exibiram com orgulho.

O servidor refletir sobre sua importância para a universidade e ter orgulho do que faz, é de fundamental importância neste momento em que os técnicos administrativos de 60 Universidades Federais (das 63 do país) estão em greve contra os ferozes cortes no Ministério da educação, por melhorias salariais e na carreira.

A campanha não tem o objetivo de criticar os professores, contestar sua importância, nem de criar qualquer rivalidade com eles, como alguns poucos entenderam. 

O objetivo dela é dizer à sociedade que nós também trabalhamos lá e somos parte imprescindível da universidade. Chegamos para dizer a todos que "nem só com professores se faz uma universidade".

Quem quiser colaborar com a nossa campanha, pode fazer isso de diversas formas. Pode postar as fotos abaixo nas redes sociais e, caso seja um técnico administrativo, criar seu próprio cartaz falando da importância do seu trabalho para a universidade. Ao postar usar as HashTags #SouTecnicoAdministrativo, #GreveNasFederais e #SOSEducacaoPublica.

Seguem as fotos da campanha abaixo:













Nenhum comentário:

Postar um comentário