sexta-feira, 29 de maio de 2015

A estratégia da Globo de não entrevistar ninguém sobre a greve das Universidades

Todos os alunos são filmados de costas e à distância
Buscando notícias sobre a greve nas universidades, me deparei com uma matéria da afiliada da Rede Globo no Rio de Janeiro a respeito de uma ocupação que os alunos da UFF (Universidade Federal Fluminense) fizeram na reitoria e em outros pontos da universidade por conta da greve dos servidores concursados e dos funcionários terceirizados da limpeza, segurança, dentre outros setores, além do atraso no pagamento das bolsas de alguns alunos.

Havia uma matéria em vídeo sobre o assunto que me chamou a atenção para alguns detalhes:
  • A matéria é curtíssima, tendo apenas 1 minuto, praticamente impossibilitando aprofundar-se no tema.
  • Apenas menciona que os técnicos administrativos e professores estão em greve e mal menciona as razões. Nenhum servidor foi entrevistado.
  • Nenhum aluno que ocupava a reitoria foi entrevistado.
  • Os alunos foram todos filmados à distância e praticamente de costas. 
Percebe-se que uma matéria como essa foi feita simplesmente para dar uma satisfação de que estaria cobrindo o tema, mas o fazem de forma totalmente distante, sem nenhum envolvimento. Nem sequer entrevistaram ninguém. 

Isso no meio audiovisual é feito justamente para que os espectador também se sinta distante daquelas pessoas e não sintam qualquer empatia por elas. Qualquer close ou imagem mais próxima, já aproxima mais o espectador dessas pessoas e por isso esse tipo de recurso não é usado.

Vejam a matéria da TV neste link:

Achei até que eu poderia estar exagerando nessa conclusão, mas em seguida vi outra matéria do mesmo canal, específica sobre a paralisação dos professores, que é ainda mais distanciada do que a primeira matéria.

Sequer é mostrada alguma imagem da universidade, dos técnicos, dos professores ou alunos. Apenas um repórter aparece falando sobre a greve o tempo todo. Essa matéria cria um distanciamento ainda maior. É como se o repórter estivesse falando "Estou falando sobre uma instituição que você não está vendo, que está paralisada pela ação de pessoas que você não conhece, não vai ver a imagem delas nessa reportagem e você deve se esquecer desse assunto logo em seguida. Tenham um Bom dia"

Vejam a segunda matéria da TV neste link.


Nenhum comentário:

Postar um comentário