Hoje (08/06), na reitoria da UFAL, haverá uma reunião do CONSUNI (Conselho Universitário) às 14:00, na qual os servidores em greve (técnicos administrativos e professores) farão uma manifestação para demonstrar uma força do movimento grevista.
Essa é a reunião que deveria ter ocorrido no dia 01/06, mas que foi cancelada e remarcada para hoje.
No CONSUNI estarão presentes o Reitor Eurico Lobo, a vice-reitora Raquel Rocha, todos os pró-reitores, diretores de unidades acadêmicas e os conselheiros eleitos.
O movimento grevista irá pressionar o Conselho para que votem as seguintes pautas:
- Aprovação de uma moção de apoio ao movimento grevista: essa aprovação tem uma importância política grande, pois faz diferença que o órgão máximo da universidade afirme que a greve é legítima e que tem o seu apoio.
- Suspensão do Calendário Acadêmico: considerando que há uma greve de professores, não faz sentido manter o calendário acadêmico como está e é preciso que as aulas sejam suspensas durante a greve.
- Exigir que o trabalho dos técnicos não seja substituído por bolsistas ou terceirizados e que os bolsistas sejam liberados de trabalhar durante a greve.
É importante lembrar que a Proest já fez a liberação dos bolsistas durante o período de greve, dado que não haverá servidores para acompanhar seus trabalhos (Veja a matéria sobre isso neste link).
Essa mobilização dos servidores é imprescindível para mostrar a força do movimento e pressionar para que a Gestão da Universidade dê apoio à greve, como fez a gestão da UFBA (Veja a matéria neste link), o que fortaleceria muito a luta. Mesmo que a gestão não apoie, o Consuni dar o seu apoio é bem relevante politicamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário